domingo, 27 de fevereiro de 2011

Gatos e humanos tem relações complexas

O tipo de relacionamento mantido entre homens e gatos pode estar mais próximo da relação inter-humana do que se pensava. É o que descobriram pesquisadores da Universidade de Viena. Segundo o estudo, publicado na revista especializada Behavioural Processes, a ligação entre gatos e seus donos depende diretamente da personalidade, sexo e idade de ambos, dos sentimentos pontuais e do tempo de convivência entre os dois - características verificadas nos relacionamentos entre seres humanos.

A pesquisa, desenvolvida na cidade de Viena entre 2005 e 2006, observou a relação entre 39 donos e seus gatos. Foram escolhidos todos os tipos de “amizades”: entre donos homens e gatos machos, mulheres e gatas, gatos e mulheres e homens e gatas. A maioria dos animais passava grande parte de seu tempo em casa, convivia bastante com o dono, e o tipo de relação era forte - “os gatos eram considerados amigos, membros da família ou ainda ‘filhos’ de seus donos”, diz o resultado de um questionário preenchido por cada participante.

Os pesquisadores descobriram que a relação entre os gatos e seus donos é baseada em um verdadeiro jogo de interesses; são relações complexas, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um dono faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá “créditos” com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde.

Também constatou-se que o humor e a personalidade dos donos afetam a forma como o gato reage. Os animais conseguem sentir as variações de humor dos donos, e se recolhem ou se aproximam dependendo disso. Mas só dos donos. “Em nossos estudos, descobrimos que fatores como a abertura do gato às pessoas não são independentes”, diz a pesquisa. Embora não pareça, os bichos reagem de formas diferentes quando com estranhos.

Outros resultados mostraram que, curiosamente, gatos parecem se dar melhor com mulheres. “Nos relacionamentos com uma dona, o número de gatos que iniciam o contato físico é maior que nos relacionamentos de gatos com homens”, independente do sexo do animal. O estudo também aponta que donos neuróticos tendem a ter contato mais distante com seus bichos, ou seja, têm uma relação fria em que o gato sabe que aquela pessoa serve como provedor de alimento e não necessariamente o respeita. A idade e a personalidade do animal também influenciam a relação.

Os pesquisadores de Viena pretendem aprofundar os estudos após constatarem que os mesmos tipos de comportamento não são observados em gatos que são criados mais livres - animais que vivem em casas com jardins, por exemplo, e que passam mais tempo longe dos donos. Nesses casos, não foi constatado que fatores temporais, como o humor momentâneo do dono, pudessem ser levados em consideração pelo bicho. Ainda assim, eles estão seguros de que a relação entre dono e gato envolve certos tipos de interação que fazem um, de fato, entender o que o outro está sentindo, como antes só tinha sido verificado entre humanos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Paul McCartney sempre na luta pelos direitos dos animais!

Paul McCartney: "Se os abatedouros tivessem paredes de vidro..."

Famosos e seus gatos PARTE I

Morgan Freeman


Amy Lee

Anthony Hopkin

Bob Dylan

Cameron Diaz (mesma cor ds olhos)

Carmen Electra

Christina Ricci

David Bowie

Elizabeth Taylor

Frank Zappa (mesmo olho)

George Clooney

Gisele Bündchen

Jane Fonda

John Lennon

John Travolta

Kurt Cobain

Marlon Brando

Megan Fox

Nicole Kidman

Paul McCartney

Nicolas cage

Yoko Ono

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

10 Mandamentos da guarda responsável

O site http://geekcats.com/br/ publicou os 10 mandamentos da guarda responsável que com muito humor ensina como cuidar bem do seu gatinho.

1º Mandamento da guarda responsável



2º Mandamento da guarda responsável




3º Mandamento da guarda responsável
http://geekcats.com/
(lembrando que os gatos podem viver até 20 anos se bem cuidados.)




4º Mandamento da guarda responsável
http://geekcats.com/




5º Mandamento da guarda responsável
http://geekcats.com/
 


6º Mandamento da guarda responsável



7º Mandamento da guarda responsável




8º Mandamento da guarda responsável
http://geekcats.com/




9º Mandamento da guarda responsável
http://geekcats.com/
 
 

10º Mandamento da guarda responsável

http://geekcats.com/



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como infernizar um gato

Olha só o que os japoneses inventaram, luzinha de laser já era.


Parabéns Odhara e Helena!!




Há alguns dias atrás fiquei sabendo que uma gata especial estava fazendo aniversário, hoje vou fazer uma homenagem:

Odhara está completando 11 anos, poucos gatos chegam a essa idades, só aqueles que são muito bem cuidados e amados, e ela com certeza ainda tem muitos anos pela frente.
Essa gata é companheira de uma pessoal muito especial, a Helena, uma mulher guerreira que eu admiro muito, que dedica grande parte de sua vida, se não toda, para ajudar e salvar esses bichanos maravilhosos, e ela faz isso esperando apenas uma coisa em troca, vê-los  felizes, bem cuidados e com bom lares.
A Odhara foi a inspiração da Helena, e isso a torna muito especial, foi ela quem mostrou a Helena como os gatos são maravilhosos, como eles podem mudar nossas vidas e enche-las de amor.
Nas palavra da Helena:
“Odhara, vc mudou minha vida, se sou uma pessoa melhor, devo a vc. Se ttos gatinhos salvei da morte, devo a vc, vc despertou este lado em mim, quis que todos os gatinhos tivessem a vida boa que vc tem e passei a resgatá-los. Espero que tenhamos mais 20 anos juntas, eu, vc e suas irmãs.”
Parabéns as duas, Feliz aniversário Odhara, que venham muitos ainda.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Albert Schweizer


"Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos." (Albert Schweizer)


Albert Schweitzer
© Hulton-Deutsch Collection (1950)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os gatos vão dominar o mundo!

Sâo auto-suficientes...
Portas não são obstáculos...

E a comunicação não é problema...


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gatos vendedores!

Com essa animação toda acho que eles não vão ganhar o prêmio de vendedor do mês.